domingo, 31 de julho de 2011

Os Papas e a crise na Igreja!


Papa Paulo VI


§    (30/6/1968 - Oss. Rom.) "Na Igreja também está reinando uma situação de incerteza. Tem se a sensação, de que por alguma abertura tenha entrado a fumaça de Satanás no Templo de Deus."
§    (07/12/1972 - Oss. Rom.) "A Igreja está passando por uma hora inquieta de autocrítica, que melhor se diria de autodestruição e igual a um transtorno agudo e completo, que ninguém teria esperado após o Concílio. A Igreja parece se suicidar, matar a si mesma."
§    (30/08/1973 - Oss. Rom.) " A divisão e a desregração que infelizmente entrou e não em poucos sectores da Igreja."
§    (23/11/1973 - Oss. Rom.) "A abertura ao mundo foi uma verdadeira invasão do pensamento mundano dentro da Igreja. Talvez fomos por demais fracos e imprudentes."
§    (18/07/1975 - Oss. Rom.) "Esperava-se que depois do Concílio haveria um período resplandecente de Sol para a história da Igreja. Pelo contrário, veio um sopro de nuvens, de tempestades e de trevas!"
§    (Em entrevista ao filósofo francês, seu amigo, Jean Guittton) "Neste momento, existe um abalo gravíssimo em questão de fé. Quando o filho do homem voltar, porventura ainda encontrará fé sobre a Terra? Está acontecendo que se publicam livros onde a fé é amesquinhada em pontos importantes. E o episcopado cala-se, e não acha nada de estranho nestes livros. Isto é estranho para mim."
§    (Ao mesmo amigo, Jean Guittton 08/09/1977) "Neste momento há na igreja uma grande inquietação. O que está em questão é a fé! O que me perturba quando considero o mundo católico, é que, dentro do catolicismo, algumas vezes, parece predominar o pensamento não católico; pode acontecer que este pensamento não católico, dentro do catolicismo, amanhã seja uma força maior na Igreja".

Papa João Paulo II

§    (07/02/1981 - Oss. Rom.) "É necessário admitir com realismo e sensibilidade, dolorosa e profunda, que hoje uma grande maioria dos cristãos, sente-se desnorteada, confusa, perplexa, e desiludida. A mãos cheias estão sendo espalhadas ideias contrárias as verdades reveladas, e ensinadas desde sempre. Estão sendo espalhadas heresias verdadeiras contra o credo e a moral, provocando confusão e revoltas. Vai se solapando a liturgia, afundando num relativismo, intelectual e moral; na permissividade; caindo na tentação do ateísmo; agnosticismo, do iluminismo, de uma moral indeterminada, de um cristianismo sociológico, sem dogmas definidos e moral objectiva."
§    (Quinta-feira Santa de 1980): "Queria pedir perdão em meu nome e no de todos vós, no episcopado, por qualquer motivo, por fraqueza humana... que possa ter provocado escândalo e mau estar, acerca da interpretação da doutrina e da veneração de vida para este grande sacramento, a santíssima eucaristia".
Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo de Campo Grande, celebra missa no IV Encontro de Jornalistas da CNBB, realizado no último mês de março.
Detalhe para o pobre sacrário no meio do horrendo altar.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

O VERDADEIRO GOVERNO DE SALVAÇÃO NACIONAL!

ESTÁ MAIS QUE VISTO QUE OS SÁBIOS DO NOSSO PAÍS, OS DOUTOS, OS DOUTORES, OS PROFESSORES, OS PORTADORES DE GRANDES CURRICULOS, OS GRANDES ECONOMISTAS NADA CONSEGUIRAM E, PELO CONTRÁRIO, CADA VEZ MAIS AFUNDAM O PAÍS.
ASSIM A ÚNICA E EFICAZ SOLUÇÃO PASSA PELAS DONAS DE CASA.
O PAÍS ESCOLHE UMA DONA DE CASA DE CADA DISTRITO DE PORTUGAL QUE FORMARAM O RESPECTIVO GOVERNO PARA TIRAR O PAÍS DA CRISE E...COLOCAR POR NA ORDEM OS FILHOS QUE SÓ GASTAM E GASTAM.

E NINGUÉM É PRESO! - III

UM BILIÃO GASTO EM NEGÓCIOS DO ESTADO E...NINGUÉM É PRESO!

E NINGUÉM É PRESO! - II

DIRECTOR DA SECRETA:
  1.  INFORMAÇÕES A EMPRESA PRIVADA
  2. COM AUTORIZAÇÃO DO EX-PRIMEIRO MINISTO, O DEPLORÁVEL SÓCRATES.
  3. A EMPRESA CONTRATA O REFERIDO DITECTOR, APÓS ESTE SAIR DA SECRETA e....
  4. NINGUÉM É PRESO!

E NINGUÉM É PRESO! - I

Estado gastou 9.7 milhões de vacinas que para o lixo e...NINGUÉM É PRESO!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

A Crise!

Ficamos hoje a saber que os ricos de Portugal estão cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.
Este sinal é prova de há algo de muito errado no nosso sistema quer nacional, quer mundial.
A crise é sempre criação dos poderosos para proveito deles.
Esta crise começou primeiro pela degradação moral dos povos através dos meios de comunicação social e das escolas, bem como ao relaxamento da Igreja, nomeadamente do clero que se mundanizou.
O sociólogo Boaventura de Sousa Santos aqui http://pagina--um.blogspot.com/2011/04/boaventura-sousa-santos-para-portugal.html diz que Portugal de "promover a criação de um mercado de integração regional transcontinental, tendo como base a CPLP e como carros-chefes Brasil, Angola e Portugal". O referido sociólogo não tem em conta que a crise não é económica, mas moral. Ora se há tremenda imoralidade é em Angola. E Angola é um dos exemplos da cumplicidade imoral internacional. O mundo pauta-se por esta imoralidade em que os povos são apenas meros números para a fortuna de alguns. Brasil, não tendo a dimensão imoral de Angola, padece do mesmo problema.
Na verdade a crise serve para enriquecer os mais ricos e tornar os povos mais pobres. E onde estão agora os ricos a engrossar a sua fortuna? Na destruição da classe média.
A História mostra-nos que toda esta ganância dos ricos acaba mal. O mundo irá certamente entrar num conflito global com consequências piores do que a I e a II Guerra.
Fica a pergunta se estes gananciosos andam a brincar com o fogo ou se estão intencionalmente a provocar a explosão.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

NORUEGA:O assassino é maçónico!


Anders Behring Breivik, o assassino que realizou o atentado no dia 22 de Julho de 2011, na Noruega é maçónico.
Ele pertence à loja maçónica Pilar de S.João da maior orientação maçónica da Noruega, tendo dois padrinhos que são pessoas importantes da sociedade norueguesa.
Uma vez que a comunicação social está nas mãos de empresas financeiras controladas pela maçonaria, a ordem é silêncio total sobre o mesmo pertencer a maçonaria.

terça-feira, 26 de julho de 2011

AMY WINEHOUSE


Amy Winehouse filha do espirito deste mundo foi vítima deste e também dela própria.
Deus deu a Amy um grande dom. Mas...como qualquer dom, nós podemos transforma-lo ou em benção ou em maldição. No caso de Amy ela, vítima do espírito do mundo, transformou-o em maldição que acabou por a matar.
Rezemos pela sua alma e que Deus tenha misericórdia desta jovem.

POLÍTICO E LADRÃO!


Millôr Fernandes lançou um desafio através de uma pergunta:
Qual a diferença entre Político e Ladrão?
Chamou muita atenção a resposta enviada por um leitor:
Caro Millôr, após longa pesquisa cheguei a esta conclusão: “A diferença entre o político e o ladrão é que: um, eu escolho; o outro, me escolhe..
Estou certo?
Fábio Viltrakis, Santos-SP.
Eis a réplica do Millôr :
Puxa, Viltrakis, você é um génio... Foi o único que conseguiu achar uma diferença!

PORQUE A EUROPA ESTÁ EM CRISE?


PORQUE A EUROPA ESTÁ EM CRISE?

Muitos são os analistas e os comentadores que procuram dar resposta ao porquê da crise. Contudo, todos eles nunca tocam com o dedo na ferida.
Há um projecto que visa a unidade da Europa como Estado político. Uma espécie de Estados Unidos da Europa.
Por detrás deste projecto político está uma força: A Maçonaria!                                            
Esta força oculta e obscura, infelizmente, controla a grande parte dos partidos políticos europeus. Em consequência na sua grande maioria os governantes europeus são maçónicos.
A maçonaria é ateia e adversária da Igreja Católica.
Mais... a maçonaria está ao serviço do opositor ao Reino de Deus que Jesus veio instaurar na terra.
Esta guerra durará até ao fim dos tempos, conforme nos adverte o Concilio Vaticano II.
Tendo a maçonaria tomado conta do poder, através dos partidos políticos, ela forma a vida de princípios não cristãos. O seu objectivo é formatar a sociedade de modo a afastar o mais possível do espírito de Deus. Isto é, paganizar tudo e todos. O seu grande objectivo.
Para isso ela precisa dominar dois grandes meios da actual sociedade: a educação das crianças e jovens e os órgãos da comunicação social. E assim tem sido. Os ministérios da educação dos países europeus formam os jovens na base de uma filantropia em que as colunas são o relativismo, o ateísmo e o hedonismo.
Estas crianças e jovens serão os adultos de amanhã que, por sua vez, serão pais, empresários, gestores, jornalistas, médicos, economistas, políticos, professores, etc, etc. Temos assim toda uma sociedade, nas suas variadas vertentes e dimensões, contaminadas pelo relativismo, ateísmo e hedonismo. Os órgãos da comunicação social são dominados por instituições financeiras poderosas que estão nas mãos dos maçónicos. Ao mesmo tempo que a educação é formatada no relativismo, ateísmo e hedonismo, a comunicação social, nos seus variados programas, têm a mesmíssima matriz.
Caímos num círculo envenenado e autodestrutivo. A meta final da maçonaria. Um sociedade onde Deus é totalmente desprezado e esquecido. Isto é, a morte de Deus nas almas.
A cereja deste bolo, confeccionado pela maçonaria, é a “Constituição da Europa” que foi aprovada sem Deus.
Deus é ordem e paz. Sem Deus há caos e violência.
A Europa não tem futuro sem Deus.
A Europa expulsou Deus das leis, da família, das escolas, das universidades, da economia, etc, e o resultado só pode ser um: CAOS.
A Europa criou uma espiral de autodestruição que terminará numa terrível catástrofe.
Nesta tragédia, em que milhões de almas são mortas, os políticos e empresários têm um juízo medonho diante de Deus.
A Europa só será Europa com Deus, porque ela nasceu pelo cristianismo.
Até lá…a Europa será CAOS.

OS SENHORES DA CRISE!

A Pouca Vergonha continua: Os TACHOS!

Como sempre a Função Pública paga a crise!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

A Maravilha do Corpo Humano!

Testemunho de Vida!

Os Moralistas que pedem sacríficios so povo!

Folha salarial da Fundação Cidade de Guimarães

Folha salarial (da responsabilidade da Câmara Municipal) dos administradores e de outros figurões, da Fundação Cidade de Guimarães, criada para a Capital da Cultura 2012:

Jorge Sampaio - Presidente do Conselho de Administração:
14.300 € (2 860 contos) mensais + Carro + Telemóvel + 500 € por reunião

Carla Morais - Administradora Executiva
12.500 € (2 500 contos) mensais + Carro + Telemóvel + 300 € por reunião

João B. Serra - Administrador Executivo
12.500 € mensais + Carro + Telemóvel + 300 € por reunião

Manuel Alves Monteiro - Vogal Executivo
2.000 € mensais + 300 € por reunião

Todos os 15 componentes do Conselho Geral, de entre os quais se
destacam Jorge Sampaio, Adriano Moreira, Diogo Freitas do Amaral e Eduardo Lourenço, recebem 300 € por reunião, à excepção do Presidente (Jorge Sampaio) que recebe 500 €.

Em resumo: 1,3 milhões de Euros por ano (dinheiro injectado pelo Estado Português) em salários. Como a Fundação vai manter-se em funções até finais de 2015, as despesas com pessoal deverão ser de quase 8 milhões de Euros !!!
Reparem bem: Administradores ganhando mais do que o PR e o PM !


Esta obscenidade acontece numa região, como a do Vale do Ave, onde o desemprego ronda os 18 % !!!
~
O Presidente do Conselho de Administração o ex-Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, que não satisfeito, com a reforma vitalícia que o nosso Estado paga a todos os ex-PR's (vencimento idêntico ao que auferiam quando em exercício de funções), teve de arranjar mais este "part-timezito".
Resta acrescentar que para além das mordomias que mantém como ex-PR, ainda tem direito ao vencimento vitalício + carro + motorista + segurança e aindaaaaaa (como diria o "outro") um agente de uma força de segurança, normalmente PSP, permanentemente à porta da residência.
Tudo isto pago pelos mesmos ... NÓSSSSSSSSS
A pergunta que se impõe ...
Será que acumula tudo isto com o que agora aufere com este singelo cargo de Presidente do Conselho de Administração da Fundação Cidade de Guimarães????
Seria interessante saber a resposta, e, já agora, que a "troika" também o soubesse. Ou não?

OBS: São estes que aparecem nos órgãos de comunicação social a apelar ao sacrifício dos portugueses e que se deve baixar as reformas e os ordenados.




sexta-feira, 22 de julho de 2011

A MODA - a arte do engano!




A comunicação social de hoje bombardeia os jovens com a moda fazendo desta o fim último da vida. Os jovens hoje, e até agora os velhos, num culto do corpo, procuram ávidamente ser belos. O que está por detrás desta filosofia filantrópica é a ideia do ter. Para esta filosofia a aparência corporal é a essência do ser e, com este erro, cai-se noutro que é fazer do Ter o fundamento de tudo na vida.
Este video mostra que pela moda se esconde o que realmente a pessoa é.

INQUISIÇÃO - A história não contada!


Sobre a Inquisição há muita desinformação. Esta é propositada com o objectivo de afastar as pessoas da Igreja. A força oculta que está por detrás deste distorção da inquisição é a maçonaria.
Este video tem o proposito de lançar luz sobre as trevas que ao longo dos tempos foi colocado, pelos inimigos da Igreja, sobre a inquisição.
Para isso eles usaram a comunicação social, as escolas e as universidades para poderem controlar a opinião e a mente das pessoas com ideias maçónicas.

REFERENDO NA IGREJA CATÓLICA

QUE TAL UM REFERENDO NA IGREJA CATÓLICA
SOBRE O CELIBATO OU MULHERES PADRES
Um tema sempre actual, mas já decidido definitivamente pela Igreja. Contudo, há sempre quem queira lançar areia nos olhos e, com isso, criar confusão no povo de Deus.
 No boletim “Espiral”, nº.34 – Janeiro/Março 2009, está um artigo com o título “Que tal um referendo na Igreja Católica sobre Celibato ou mulheres padres”, assinado por Serafim de Sousa.
Neste tipo de "artigos" há uma conscîência errada de Igreja, que infelizmente alguns bispos e padres também partilham. Esta consciência apresenta o argumento de que é igreja e, como tal, pode fazer doutrina. Ela enferma de um tremendo lapso. De facto ela é igreja, mas não é A Igreja. Isso faz toda a diferença.
Quantos militantes desta consciência para se defender dos que seguem o Magistério os acusam de fundamentalismo, sem contudo especificarem onde existe o mesmo. Chutam o termo fundamentalismo para o ar com a intenção de condicionar e intimidar a pessoa. Na verdade não o conseguem quando a pessoa está solidamente fundamentada no Magistério da Igreja, e isso os irrita e desarma. Porquê? Porque se o que a pessoa está a dizer é o ensino do Magistério, da Bíblia e da Tradição, então estão a chamar fundamentalismo a própria Igreja, Bíblia e Tradição.
Na verdade ou aceita-se ou nega-se o que a Igreja ensina. Não há nada de novo.
O que sempre aconteceu em todos os tempos, na vida da Igreja, foi a existência daqueles que qurem impor o seu ponto de vista, recusando a fé da Igreja. Nos tempos actuais também existem este tipo de pessoas.
O artigo, acima referido, é exemplo deste tipo de gente que sempre existiu como joio no meio do trigo.
“A sagrada Tradição e a Sagrada Escritura constituem um só depósito sagrado da palavra de Deus, confiado à Igreja; aderindo a este, todo o Povo santo persevera unido aos seus pastores na doutrina dos Apóstolos e na comunhão, na fracção do pão e na oração, de tal modo que, na conservação, actuação e profissão da fé transmitida, haja uma especial concordância dos pastores e dos fiéis. Porém, o encargo de interpretar autenticamente a palavra de Deus escrita ou contida na Tradição, foi confiado só ao magistério vivo da Igreja, cuja autoridade é exercida em nome de Jesus Cristo. Este magistério não está acima da palavra de Deus, mas sim ao seu serviço, ensinando apenas o que foi transmitido, enquanto, por mandato divino e com a assistência do Espírito Santo, a ouve piamente, a guarda religiosamente e a expõe fielmente, haurindo deste depósito único da fé tudo quanto propõe à fé como divinamente revelado. É claro, portanto, que a sagrada Tradição, a sagrada Escritura e o magistério da Igreja, segundo o sapientíssimo desígnio de Deus, de tal maneira se unem e se associam que um sem os outros não se mantém, e todos juntos, cada um a seu modo, sob a acção do mesmo Espírito Santo, contribuem eficazmente para a salvação das almas” (CONC. ECUM. VATICANO II, Const. dogm. «Dei Verbum», 18-11-1965, n. 10: http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19651118_dei-verbum_po.html). Porém, há quem queira que a Palavra de Deus esteja ao serviço do que dá mais jeito, das modas dos tempos e seja interpretada conforme o pensamento do mundo que é mutável, corrupto e falível.
Por isso ouvimos frequentemente afirmações tão abusardas e contraditórias como estas: «Respeito e sempre respeitarei a hierarquia eclesiástica, mas tenho a minha opinião e continuarei a ser um crítico construtivo, mesmo na defesa do sacerdócio das mulheres».
Nós vemos este tipo de posição não só em leigos, como também em bispos e padres.
Na verdade ter uma opinião pessoal toda a gente tem e isso é perfeitamente normal. Mas ter uma opinião – que é tornada pública num boletim católico, num púlpito, na catequese, etc – em discordância total com o ensino oficial e irreformável da Igreja Católica, em matéria de fé, isso é grave, porque quem afirma o erro de fé de que o sacerdócio ministerial possa ser conferido às mulheres, daqui a pouco também afirma o erro da negação do Inferno, o erro da negação da ressurreição histórica de Jesus, o erro da negação da presença real e substancial de Jesus na Santíssima Eucaristia, o erro da licitude do aborto, o erro da licitude da masturbação, etc., etc. É que a questão do sacerdócio ministerial das mulheres já não é uma questão de matéria opinável. Deixou de ser opinião. É matéria de fé! Porquê? Porque pertence ao depósito da fé. Não é matéria de disciplina, que é reformável. Um exemplo. Se dois mais dois são quatro – e isso é verdade dogmática ou dogma na Matemática – , porque é que eu, em nome do direito da opinião, irei dizer que são cinco ou seis, quando não é? Isto tem um nome, ou melhor, tem dois: nescidade e contumácia. 
Mas apesar disso há ainda quem firme mais no cisma e fique "chateado" porque o Magistério da Igreja publicou o Catecismo e o Direito Canónico e outros escritos dos Santos Padres. Acham eles que os Papas não são os donos da Igreja, são apenas e só os mais responsáveis servidores, mas os outros também devem ter opinião.
Temos aqui, novamente, a mesma ideia que está subjacente ao movimento "Nós somos Igreja". Esta afirmação está meia correcta e, por estar apenas meia, ela é mais perniciosa que o próprio erro. Na verdade sendo igreja não somos a Igreja.
É certo que os Papas não são os donos ABSOLUTOS da Igreja. Mas são donos, em sentido relativo. Ser «dono», segundo a etimologia, é ser «senhor», porque a palavra «dono» provém do termo latino «dominus» que significa, em português, «senhor»; e daí a abreviatura «Dom» de «dominus»: p. ex., Dom Manuel; Dom João, etc., que significa «Senhor Manuel; Senhor João (cfr. http://ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=22808; cfr. ainda http://ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=26353). De facto, os Papas não são donos ABSOLUTOS da Igreja (isso só Jesus, o divino Fundador): mas são donos relativos, porque o Romano Pontífice, em virtude de ser a cabeça do Colégio dos Bispos, goza, na Igreja, de poder supremo, pleno, imediato e universal, como afirma o «Código de Direito Canónico»: 
“O Bispo da Igreja de Roma, no qual perdura o múnus concedido pelo Senhor singularmente a Pedro, primeiro dos Apóstolos, para ser transmitido aos seus sucessores, é a cabeça do Colégio dos Bispos, Vigário de Cristo e aqui na terra Pastor da Igreja universal; ele, pois, em virtude de seu múnus, tem na Igreja o poder ordinário, supremo, pleno, imediato e universal, que pode sempre exercer livremente” (Código de Direito Canónico, 25-01-1983, cân. 331: http://rosabiblica.com/M%20D%20CONSTITUICAO%20HIERARQUICA%20DA%20IGREJA.htm; cfr. ainda: http://www.vatican.va/archive/cod-iuris-canonici/latin/documents/cic_liberII_lt.html#SECTIO_I).

Ainda o mesmo Código diz: 
“O Romano Pontífice, em virtude de seu múnus, não só tem poder sobre a Igreja universal, mas obtém ainda a primazia do poder ordinário sobre todas as Igrejas particulares e entidades que as congregam, pelo qual é, ao mesmo tempo, reforçado e defendido o poder próprio, ordinário e imediato que os Bispos têm sobre as Igrejas particulares confiadas a seu cuidado” (Ibidem, cân. 333 § 1).
E ainda:
Contra uma sentença ou decreto do Romano Pontífice, não há apelação, nem recurso” (Ibidem, § 3).
Por conseguinte, o Papa possui domínio sobre toda a Igreja; ele é, neste sentido, dono da Igreja, que lhe foi confiada por Deus no momento da sua aceitação à eleição realizada pelos Cardeais.
Portanto aquela afirmação de que “os Papas não são os donos da Igreja, são apenas e só os mais responsáveis servidores”, como acabámos de ver, são donos, sim, mas também são servos da mesma Igreja, isto é, servem a Igreja. Mas os Papas servem-na como agentes activos de magistério, em virtude de uma assistência especial do Espírito Santo que só e unicamente lhes é conferida por Deus. Eu e todos nós, que não somos Papa, não temos essa especial assistência do Espírito Santo! Mas o Papa tem! Porquê? Porque a Igreja é de Jesus, que a quer proteger das insídias do erro em matéria de fé e de costumes e até, em certo sentido, em matéria de disciplina, como Ele disse a São Pedro, o primeiro Papa: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha igreja, e as portas do Inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16, 18). Por mais graves heresias, cruéis perseguições e, no mundo moderno, por mais laxismo e subjectivismo que exista na Igreja Católica, ela continua e continuará até ao fim do mundo. Porquê? Porque quem guia a Igreja é Jesus, assistindo o Papa com o Seu Espírito.
Por isso, equivam-se todos aqueles que afirmam que os Papas “São apenas e só os mais responsáveis servidores”. Ora, o Papa não é apenas e só os mais responsáveis servidores. O Papa é sujeito activo de Magistério, em virtude da especial assistência do Espírito Santo que lhe é dada. Diz o Concílio Vaticano II: 
“As suas [do Papa] definições com razão se dizem irreformáveis por si mesmas e não pelo consenso da Igreja, pois foram pronunciadas sob a assistência do Espírito Santo, que lhe foi prometida na pessoa de S. Pedro. Não precisam, por isso, de qualquer alheia aprovação, nem são susceptíveis de apelação a outro juízo. Pois, nesse caso, o Romano Pontífice não fala como pessoa privada, mas expõe ou defende a doutrina da fé católica como mestre supremo da Igreja universal, no qual reside de modo singular o carisma da infalibilidade da mesma Igreja” (CONC. ECUM. VATICANO II, Const. dogm. «Lumen gentium», 21-11-1964, n. 25: http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19641121_lumen-gentium_po.html). 
O «Código de Direito Canónico» e o «Catecismo da Igreja Católica» também apresentam esta magnífica doutrina estereotipada no Concílio Vaticano II: 
“Em virtude do seu cargo, o Sumo Pontífice goza de infalibilidade no magistério quando, como supremo pastor e doutor de todos os fiéis, a quem pertence confirmar na fé os seus irmãos, proclama por um acto definitivo que tem de ser aceite uma doutrina acerca da fé ou dos costumes” (Código de Direito Canónico, 25-01-1983, cân. 749, § 1: http://www.vatican.va/archive/ESL0020/__P2F.HTM; cfr. ainda Catecismo da Igreja Católica, 11-10-1992, n. 891: http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p1s2cap3_683-1065_po.html).
 Mesmo perante toda esta fundamentação doutrinal do Magistério da Igreja há sempre quem volte a cismar e argumentar que nenhum padre ou bispo chamou o repreendeu.
Na verdade se eles não o repreendem não estão a ser amigos mas, pelo contrário, cúmplices do erro e, com isso, opositores do magistério.
O seu pastor das lamas não se constrói só com filantropias, gargalhadas, palmadinhas nas costas e cálices de vinho do Porto. Os verdadeiros amigos encaminham para Deus, para a verdade e para a única Igreja, porque só há um único Cristo. Com caridade, com bons modos, sem agressividade, sem orgulho ou altanaria, mas devem encaminhar. Porquê? Porque é um irmão em Cristo que não está bem e, por isso, precisa de ser ajudado, precisa de ser elucidado, precisa de ser esclarecido. Isto chama-se «correcção fraterna». Mas infelizmente muitos bispos hoje não fazem isto. Ouvem disparates e erros teológicos, lêem tolices, desatinos e desacertos teológicos em revistas e jornais e que fazem? Fecham-se como conchas de bivalves, como se nada se passasse. Deixam passar o barco, não dizendo nada. E isto é caridade pastoral? Eles foram ordenados para ensinar e santificar o povo de Deus. “Ai dos cães mudos”, já dizia o santo profeta Isaías (Is 56, 10), referindo-se aos culposos responsáveis. Os pastores deviam ser mesmo pastores e não mercenários, como disse Jesus: “O mercenário, e o que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo e abandona as ovelhas e foge e o lobo arrebata-as e espanta-as” (Jo 10, 12). E ainda: “Porque é mercenário e não lhe importam as ovelhas” (Jo 10, 13).  
Concluindo,  em questões de matéria de e costumes, consideradas infalíveis, não há opinião pessoal que deva ser sobreposta às verdades enunciadas. Há, sim, aceitação dessas verdades. “A verdade padece, mas não perece”, dizia a grande Santa Teresa d’Ávila (S.TERESA D’ÁVILA, Epistolário, carta 273 [03-05-1579], n. 26).  
É certo que toda a correcção, no momento em que é aplicada, não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; mais tarde, porém, produz um fruto de paz e de justiça nos que foram exercitados por ela” (Heb 12, 11).
Autor: O Pedro

A Professora que soube fazer história!

Nos tempos em que o mundo era calmo e a velocidade ainda não havia invadido a vida dos homens, o passageiro de um trem que entrava vagarosamente nos arredores de uma pequena aldeia, pôde observar, à beira de um riacho e junto às pedras, uma senhora que dedicadamente empenhava-se em lavar roupa.
            Esse homem reconheceu a mulher. Ela tinha sido professora nesse lugarejo. Como então estava ela agora a lavar roupas para ganhar a vida?
            Procurou saber a história dela junto aos passageiros do trem. E escreveu um comovente artigo num diário da capital. Pois ele era jornalista.           
                 Ela, desde muito jovem, dedicou-se com esmero e carinho a cuidar das crianças do povoado. Reunia-as todas, aos finais da tarde, para contar-lhes historias, ensinar o Catecismo, cantar e brincar.
            Depois, passou a dar-lhes aulas escolares, ensinando-lhes o “be-a-bá”, as tabuadas e as continhas, as noções de geografia e historia, e tudo o que se costuma aprender no curso primário.
            Ela preparava com bastante cuidado as suas aulas e, como a criançada do lugar gostava muito dela, acontecia algo de admirar os povos: todos iam correndo para as suas aulas!
            Isso é mesmo admirável. Todos nós fomos um dia como a criançada desse lugar e bem sabemos o quanto criança não gosta de ficar assistindo aulas. Mas no caso dela, não. As crianças iam contentes e gostavam mesmo de tudo quanto dela ouviam.
            E isso a enchia de satisfação. Ela vivia feliz por ver-se útil para todos aqueles miúdos que criavam-se, assim, sob a boa influência dela e continuavam os demais passos das suas  vidas, sempre agradecidos ao que dela receberam.
            Centenas de jovens foram por ela beneficiados, ao longo de dez ou quinze anos.

    
            Entretanto, um certo dia, chega na aldeia um procurador do governo e diz à senhora:
            “Venho avisá-la de que, como a senhora não tem os diplomas exigidos pelo ministério, dentro de algumas semanas chegará uma nova professora, e a senhora deixará de dar as aulas. Continue até que ela chegue e, então, entregue a ela as crianças.” Para a professorinha isto foi um verdadeiro choque. Ela estava familiarizada com tudo aquilo, e toda a sua dedicação fez com que as crianças fossem uma parte importante na vida dela.
            Pouco tempo depois, chega a professora oficial que começou com aquelas aulas do sistema obrigatório, sem graça, sem amor, sem atractivos. E começou o eterno equívoco dos alunos com os professores que não sabem lecionar.
            A professorinha, para manter-se sem a ajuda que os pais dos alunos lhe ofereciam, passou a lavar roupas. Ela, que estava habituada a tornar alvas e reluzentes as almas, passou a alvejar as roupas...
                        De vez em quando, alguma criança a via andando pela rua, corria para abraçar-lhe e perguntava: “Professora, quando a senhora volta? Temos saudades...”  Ela sorria, não respondia, segurava as lágrimas e continuava seu caminho. Um verdadeiro drama!
            Mas, se esta senhora soube enfrentar este drama com resignação, coragem e confiança, ela terá se tornado uma verdadeira heroína! Ela terá cumprido o papel mais importante da sua vida que é de aceitar a cruz que Deus permitiu que lhe fosse colocada nos ombros.
            Se ela não ceder à pior coisa que pode acontecer na vida de alguém, que é de ter pena de si mesmo, ela haverá de passar por isso tudo com muita coragem.
            Merecerá até uma grande homenagem!
            Talvez até, por que não?, uma estátua na praça central da aldeia, com uma inscrição assim: “Mulher corajosa que soube enfrentar o seu drama”. E, a partir daí esta pequenina aldeia passará a ter história, porque esses dramas particulares é que fazem a História dos homens.
            Espalhados por aqui e pelas ruas, há muita gente que tem dons artísticos como pintura, desenho, poesia, música, escultura, teatro, etc. Os temas que vão inspirar as suas obras de verdadeira arte nascem dos dramas desse tipo. Porque foi gente que, diante de uma situação aflitiva, soube ser séria e soube manter viva a virtude da Fé.
                                                                                     (Facto real contado pelo SDP num SD)